Carmen – a grande pequena notável

3f077c6090472d649d8a8bef0448508e8f715c8a

Carmen Miranda (09/02/1909 – 05/08/1955) foi uma grande cantora nacional que fez carreira internacional no inicio do século XX. Sua trajetória foi marcada por diversos sucessos musicais, a repercussão fora do país, marchinhas de carnaval e pela sua capacidade vocal – essa qualidade rende o melhor momento do espetáculo. Sua habilidade de lidar com as palavras no canto era tão rápida que parecia uma “metralhadora de palavras”, impossível de acompanhar sem perder o ar. Quando a direção enfatiza essa informação, o resultado é recheado de uma comicidade inteligente, pois alia crítica e deboche, sem deixar de exaltar o taleto da atriz protagonista, Amanda Acosta.

Dirigido por Kleber Montanheiro a peça é cheio de predicados. Os figurinos de Montanheiro estão ótimos (os de Carmen são de encher os olhos, e o público reage imediatamente) a direção musical a cargo de Ricardo Severo funcionam a contento e o elenco de apoio (com destaque positivo a Luciana Ramanzini) estão inteirados e agem com naturalidade  e eficiência no palco. Espaço esse que espreme o cenário elaborado pela direção, que tem sua graça com a dinâmica das letras que compõem o nome da protagonista. Isso não impede que o elenco flua com a marcação, mas é nítida que o espaço é inadequado.

Amanda Acosta dá conta do recado. Quem acompanhou seu desempenho pra viver a atriz Bibi Ferreira, não tem mais dúvidas do talento da atriz. Ou seja, tudo corrobora para ser um espetáculo incontestável. Casa cheia durante toda a temporada, temperou a badalada estreia do espetáculo, vendida para o público infantil (maiores de 9 anos). Eis o maior senão da montagem, Carmen – a grande pequena notável é uma peça para o público adulto.

O teatro infantil requer uma feitura e produção artística muito específica. Não é fácil se conectar com o público infantil, seja pela dificuldade em achar a linguagem adequada, seja pela escolha dos códigos a serem utilizados. E tirando uma ou outra piada, o todo é decodificado com mais facilidade pelo universo adulto. São piadas para os pais. Afinal, enfatizar que Carmen era uma mulher empoderada, não é o suficiente. É necessário que se explique o que vem a ser isso? Fiquei a pensar.

Carmen assim como Hebe Camargo (08/03/1929 – 29/09/2012) e Bibi Ferreira(01/06/1922) – ambas retratadas no teatro recentemente – foi encurralada a escolher entre o relacionamento amoroso e a profissão. Ambas são vistas como mulheres a frente do seu tempo. Como uma garota decodifica isso, é que são elas. Na sessão presenciada por mim, havia apenas duas crianças, uma delas de colo. Ou seja…

O repertório escolhido da referida cantora não dialoga em nada com o público infantil. E isso também não foi pensado. Qual o recorte da vida e personalidade da cantora a produção quis traduzir para a cena, não é claro. É um “passadão” sobre a vida de Carmen. O musical é inspirado no livro de Heloisa Seixas e Julia Romeu, escrita para o público infantil. Mas de certa forma tentar dar conta da vida da cantora como um todo, não creio que foi a melhor opção. Já que o resultado é diversão para os pais, que assistem tudo como um grande teatro de revista.

As famigeradas festas populares conhecidas como carnaval e festa junina seriam um território prolifico para associar o trabalho com o lúdico, mas esse não é o resultado. A montagem traz a questão racial a toa, mas assim como o emponderamento feminino é um tema exposto e não traduzido para crianças com cerca de 10 anos de idade. Ou seja, a peça requer que os pais, caso os filhos se interessem, conversem com seus rebentos sobre os assuntos abordados.

Carmen – a grande pequena notável portanto abre margem para um teatro longe de uma infantilização comum a peças para o público infantil. Resta saber se um resultado pode ser considerado eficiente quando parece se esquecer do seu (suposto) público alvo.

Rodolfo Lima

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s